SAÚDE NA ESCOLA

Hanseníase - Odonto

Orientações sobre hanseníase na E.M. Atenas, no dia 04.10.2012, com a Dentista Katherine, ASB Márcia, TSB Carla e ACS Alessandra.















  
 Hanseníase

Orientações sobre hanseníase na E.M. Gastão, no dia 03.10.2012, com Drº. Marlon, Enf.ª Carla e ACS Suelen, Alba e Milena.
























Obesidade

Dia 03/10/12, na Escola Gastão foi realizado a "Corrida contra obesidade", foram feitas brincadeiras com exercícios, para estimular as atividades físicas dos adolescentes. Realizados pela Enfª Carla, Acs Alba e apoio do NASF e PSE










DSTs

No dia 13/09/12, foi realizado uma ação coletiva sobre DSTs, na E.M. Gastão, com a equipe da odonto juntamente com os ACS da equipe campinho.































  

 Ação coletiva em saúde - Setembro/2012

Realizado uma ação de educação em saúde, na E.M. Gastão, junto com o Grupo de Teatro Ensino em Cena, que apresentou uma peça com o título Mãe eu vou ser mãe, que abordava gravidez na adolescência. Estavam presentes também a Enfª Carla Regina e as ACS Priscila, Suelen e Milena e a Tec. de Enf. Ticiane do PSE.



SEXUALIDADE 

Foram realizadas orientações sobre sexualidade no dia 15.08.2012 na E.M Gastão, com  o Drº Marlon e a ACS Suelen.





























 HANSENÍASE

     Foi realizada neste sábado dia 04/08/12 uma ação coletiva sobre hanseníase, na E.M. Gastão, com a Enfª Carla e as ACS Milene, Suelen e Claudete.









          A hanseníase é uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências  mais remotas datam de 600 anos Antes de Cristo, e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença.
      A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Bacilo de Hansen. O bacilo de Hansen é um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos.
       A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico. 
           Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.




TRA COM O PSE NA ESCOLA MUNICIPAL ATENAS

A equipe de odontologia esteve no dia 13/07/12 na Escola Municipal Atenas, realizando o TRA - Tratamento Restaurador Atraumático, em parceria com o PSE - Programa de Saúde do Escolar, visando a integração entre educação e saúde, proporcionando melhor qualidade de vida para nossos alunos.







AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

     Avaliação realizada trimestalmente na E.M. Gastão Penalva, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento do adolescente, verificando fatores de risco a saúde como: obesidade e desnutrição.







OBESIDADE INFANTIL

De 05 a 09 de março, estivemos realizando eventos em nossas escolas, E.M. Atenas, E.M. Lycio de Souza, E.M. Gastão Penalva, sobre a importância da alimentação saudável.















 CAMINHADA CONTRA A DENGUE

Os alunos da E.M. Gastão, nos ajudaram nesta caminhada contra a dengue, distribuindo folhetos e recolhendo possíveis focos da larva do mosquito da dengue. 















Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada de Inhoaíba, nº 849 - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3377-3456

Tecnologia do Blogger.